Nutrina News

  • Cachorros não podem mais ter suas orelhas cortadas no Canadá

  • Data: 09/11/2015
  • O corte das orelhas de cachorros foi banido em British Columbia, no Canadá. Citando preocupações éticas, veterinários da província votaram nesta semana a proibição da prática.

    “É desnecessário cortar as orelhas dos cachorros, a menos que seja no caso de lesões ou por alguma razão médica” explica Larry Ode do Universidade B.C. de Veterinários.
    Ou, como disse publicamente a ativista de direitos animais, Tracey Stewart, não corte. Nem se houver alguma razão médica por trás.

    “Não há apoio cientifico por trás do argumento que esses procedimentos previnem lesões ou infecções” Stewart escreve. “A decisão de remover esses apêndices vitais vem de uma preferência estética.

    Os veterinários de British Columbia concordam plenamente. “Por quase duas décadas, a SPCA de B.C. tem exposto sua visão contrária aos procedimentos como corte de olheiras, rabo, das cordas vocais e da retirada das unhas que impactam a habilidade de um animal de estar bem e de expressar comportamentos naturais,” disse Craig Daniel, da SPCA ao CBC News.
    “Essa decisão é um avanço significante pro tratamento que damos aos animais na nossa província e estamos extremamente contentes em poder ajudar e apoiar essa mudança,” acrescenta Daniell.

    Tradicionalmente, as raças que têm as orelhas cortadas são Boston terrier, boxer, Doberman e schnauzer. O procedimento geralmente acontece em filhotes de 6 a 12 semanas de idade.
    A prática já é banida em diversas províncias canadenses. “É pouco professional que um veterinário faça cirurgia cosmética em algum animal”, declararam veterinários de New Brunswick.

    A Associacão Médica de Veterinários do Canadá tem pressionado os tutores de cachorros a não cortarem mais as orelhas dos seus animais.

    Nos Estados Unidos, apenas nove estados regulam a prática, incluindo Nova York, Maryland e Pensilvânia. Mas, infelizmente, até nesses lugares é permitido.

    Nota da Redação: Essa prática cruel precisa ser extinta. Cortar as orelhas de um animal é extremamente doloroso, desnecessário e desumano.

© nutrina 2019 todos os direitos reservados