Nutrina News

  • Evite problemas

  • Data: 20/01/2015
  • Início de ano, férias, viagens. Cães e gatos já fazem parte da família e não ficam de fora de toda esta movimentação. Mas além das vacinas, que precisam estar em dia o ano todo, é essencial tomar alguns cuidados para o bem-estar e a segurança dos animais de estimação nesta época do ano.

    Levar os bichinhos à praia, explica a médica veterinária Sandra Nogueira, exige uma atenção especial com alguns tipos de parasitas. "Informe-se previamente com o veterinário de sua
    confiança e lembre-se que, em muitas praias, a permanência de animais de estimação é proibida", ressalta.

    Além disso, é importante ficar atento ao piso quente, que pode queimar as patas e causar sofrimento aos bichinhos. Fique de olho também no calor que eles sentem quando são expostos ao sol, principalmente cães e gatos de pêlos longos. Tenha sempre água limpa e fresca à disposição do seu melhor amigo.

    Dentro do carro
    Se a viagem for de carro, passeie com o animal antes de entrar no veículo para que ele faça as suas necessidades. O ideal é acostumar o pet com o movimento antes de iniciar o percurso. "Não é indicado que o animal seja alimentado antes das viagens e durante o trajeto, já que ele pode
    ficar enjoado", comenta a especialista.

    Nunca deixe o pet solto dentro do carro. O recomendado, continua Sandra, é utilizar uma caixa de transporte adequada ou, para cães, cinto de segurança próprio. Não permita que o animal coloque a cabeça para fora da janela, mesmo que ele goste. "Isso pode causar dores de ouvido (otite) ou machucados em caso de impacto com insetos ou pedras."

© nutrina 2019 todos os direitos reservados