Nutrina News

  • Como educar o seu Pet.

  • Data: 26/01/2017
  •  

    Treinar o seu cão a fazer as necessidades no local correto é um exercício fácil, mas exige dedicação, paciência e consistência por parte do proprietário. Não há idade para ensinar o seu amigão onde deve se aliviar, por isso a dica vale para todos!

    Diferente do que a maioria acredita, dar bronca no cão não resolve o problema. A bronca pode fazer o cachorro entender que o errado é se aliviar na frente do dono, e passar a fazer as necessidades sempre escondido, dificultando o treino correto.

    O melhor a ser feito é não dar atenção ao erro, mas sim reforçar o acerto com qualquer coisa que seu cão goste, como petiscos, carinho, etc...

    Para reforçar o acerto, é preciso recompensar o cão no exato momento que ele fizer as necessidades no local correto, para não correr o risco de ele associar a recompensa a qualquer outro ato.

    A primeira coisa a se fazer é determinar o lugar certo onde o cão deve fazer suas necessidades. Há inúmeros produtos disponíveis no mercado pet, como tapetes higiênicos absorventes que podem ser grudados diretamente no piso, grades plásticas de proteção para serem colocadas sobre os tapetes ou jornais evitando assim que o cão os destrua ou molhe suas patinhas, dentre outros. Não há uma melhor receita, o dono e o cachorro é que darão a resposta do melhor sistema a ser adotado.

    É importante não deixar nenhum rastro de cheiro da urina nos locais errados. Há produtos neutralizadores de odor, próprios para inibir os odores para o faro canino.

    Tendo o local correto escolhido, o próximo passo é controlar a situação e minimizar os erros, ou seja, ajudar o seu cão a acertar. Sendo assim, se você for se ausentar de casa por algumas horas, limite o espaço de seu cão em uma área forrada de tapete higiênico ou jornal, para garantir que ele acerte na sua ausência. Quando estiver em casa você pode soltá-lo, desde que esteja com sua atenção voltada ao animal, levando-o ao tapetinho de hora em hora ou quando perceber sinais de que ele está querendo urinar, como cheirar o chão dando voltinhas, por exemplo. O ideal é entender a rotina do cachorro e saber em que momentos ele faz suas necessidades (ao acordar, depois do almoço, etc.) e levá-lo ao lugar desejado na hora certa. Assim que ele acertar, elogie-o, entregue o petisco de sua preferência e faça carinho. Seu cão logo aprenderá que fazer as necessidades naquele local específico é muito melhor, e passará a fazê-lo mesmo sem a sua interferência.

    Se mesmo assim você estiver tendo dificuldades em ensinar seu cão a se aliviar no local correto, procure ajuda de um adestrador profissional. Lembre-se, o cão educado tem uma vida mais feliz e saudável!

     

© nutrina 2019 todos os direitos reservados